top of page

O Início

 

PARA ENTENDER NOSSA HISTÓRIA TEMOS QUE CONHECER PRIMEIRO O CAMINHO TRAÇADO PELOS NOSSOS DIRIGENTES:

 

No ano de 1976 com apenas 12 anos de idade Alfredo Scheibel Júnior (CCT [ver na pag. hierarquia]- Presidente Espiritual Da Tupã Oca do Caboclo das 7 Pedreiras) o nosso padrinho, começa a frequentar a Tupã Óca do Caboclo Irajé, levado por seu amigo e aparentado Orestes Dolcinotti Filho, já frequentador daquela casa.
 
Lá foi o seu primeiro contato com a religião seus costumes e tradições, após algum tempo frequentando semanalmente a assistência daquela casa, ele sente a necessidade de ingressar no corpo mediúnico, e se aprofundar mais naquela religião, o que não ocorre pois ao efetuar o pedido, o mesmo é negado pela CCT (Elvira Moura) que sujere que aguarde que amadureça pois ainda era uma criança
 
Nosso padrinho bastante decepcionado recebe um convite de sua tia Marília que visitasse o terreiro que ela frequenta A tenda de umbanda São Luiz - Aldeia do Caboclo Ventania, com sede na cidade de Guarulhos São Paulo
 
Em sua primeira visita já é convidado a participar do quadro mediúnico e inicia a sua vida espiritual como Ogã daquela casa.
 
Após 7 anos de aprendizado, fé, e dedicação, nosso padrinho teve a sua primeira incorporação na aldeia do caboclo do fogo, lá desenvolveu suas linhas, aprendeu a cultuar os orixás, aprendeu o preparo das comidas de santo, fundamentos, aprendeu uma Umbanda diferente, pois nosso avô o Sr. Benedito de Paula era um Babalaô feito na Bahia na nação Angola que após vir para São Paulo e cultuar a Umbanda aqui, não deixava suas raízes de candomblé de onde foi feito na Bahia, grande mestre, grande Pai.
 
No ano de 1983 Sr Benedito de Paula desencarna e não deixa sucessores para tenda São Luis - Aldeia do Caboclo Ventania, a casa fica completamente sem direção, e seus filhos sem rumo. e logo vem a noticia que a Tenda São Luis encerraria suas atividades espirituais definitivamente.
 
Em meados de julho de 1983, nosso padrinho é convidado novamente por seu primo Orestes a assistir os trabalhos na Tupã Oca do Caboclo Irajé, relutante pois ainda carregava consigo a decepção de ter a sua entrada negada no passado, nosso padrinho sabia que precisava encontrar uma nova casa para continuar o seu desenvolvimento e após algum tempo cedeu ao convite e foi assistir aos trabalhos na Tenda de Umbanda do Caboclo Irajé. 
 
Era uma casa de muito Axé, onde os frequentadores e assistentes disputavam espaço para assistir aos trabalhos, neste dia, como tradicionalmente a casa estava muito cheia nosso padrinho não encontrou um assento na assistência e decidiu que assistiria aos trabalhos de pé, junto a porta. Logo no inicio dos trabalhos durante o ponto do Sr. Irajé, Ouve-se o bradar daquele caboclo que acabara de chegar a terra, uma de suas primeiras funções quando chegava era cruzar a porta para a segurança dos trabalhos, ao chegar na porta em meio  a assistência Sr. Irajé observa fixamente nosso padrinho, aproxima-se e diz: "filho um dia procurastes minha casa, e eu neguei vossa entrada, neguei porque queria que você aprendesse um pouco a mais, que pudesse ouvir outras palavras, aprender outros caminhos, viver outros mundos que eu não poderia te ensinar, porém hoje meu filho você esta pronto e pode entrar na minha Aldeia, quando quiser a porta estará aberta pra sua chegada, que Ogum lhe abençõe" e virou-se para dar a continuidade na sua gira.
 
Após algum tempo nosso Padrinho Ingressa a tenda de Umbanda do Caboclo Irajé

Em 1984 Junior é batizado na Tupã Óca do Caboclo Irajé e continua seu desenvolvimento e aprendizado.

Após um ano, em 1985 nosso padrinho é escolhido para a barca de coroação do mês de fevereiro.
 
No mesmo ano, após a sua coroação, seu amigo Orestes que o apresentou a Tenda de Umbanda do Caboclo Irajé se desliga do quadro mediúnico e segue sua vida espiritual no Centro Espírita Jesus Redivivo Centro Espírita Kardecista V. Carrão - São Paulo

Padrinho então cumpre sua missão, passa por todos preceitos, dedica-se à casa e aprende a amá-la, foram 10 anos de dedicação e auxílio ao próximo.

Em fevereiro de 1994 nosso Padrinho procura sua mãe de Santo e conselheira D. Elvira Moura e comenta sobre a vontade de ter sua casa, de ter um canto pra cuidar de seus orixás, Mãe Elvira escuta com calma, para seu olhar no tempo, e diz "Sábado lhe darei a mão de faca, (preceito necessário para se tornar um CCT) prepare tudo, este será o meu presente
 para você."

*Agosto de 1994 é inaugurada nossa Casa a: Tupã Óca do caboclo 7 pedreiras.
 
 
"Pai, meu Pai Botafogo, obrigado por me deixar fazer parte da sua casa, de ser o responsável pelo inicio de minha vida espiritual, obrigado por permitir que eu estivesse ao seu lado e aprendesse tanto com o senhor, obrigado por ter colocado a sua mão sobre a minha vida e dado orixás tão maravilhosos e heranças tão grandiosas, como um falangeiro de seu Ubirajara Peito de Aço, Muito obrigado meu Pai, Caboclo do Fogo, meu Pai Botafogo, Salve Ogum Megê!!!"

Sr. Benedito de Paula babalaô - dirigente da Tenda São Luiz - Aldeia do Caboclo Ventania
(in memorian)
 
"Mãe, nunca terei palavras pra expressar meu amor e dizer o quanto me faz falta. Obrigado por me acolher na vossa casa de me defender como uma leoa como fez varias vezes, obrigado por me ensinar uma umbanda diferente, uma umbanda mais bonita, a organização, a limpeza, a hierarquia que se deve ter em um barracão, obrigado por ter colocado sua mão em minha cabeça, me lavado, raspado, catulado e ter feito por mim tudo o que fez, se hoje tenho tudo que tenho devo a senhora meu Pai Irajé. Obrigado por ter acreditado em mim. Sarava meu Pai Irajé, Salve Ogum Rompe Mato."

"Quando eu morrer quero ir lá pra Aruanda, que é pra ver Ogum saudar seus filhos de umbanda."
 
 
 
 
 
 
 
Madrinha Viviane dos Santos Scheibel (CCT - Vice Presidente Espiritual da Tupã Oca do Caboclo das Sete Pedreiras) tem sua vida espiritual, muito ligada a de nosso padrinho Junior, sempre o acompanhou nas andanças espirituais e nas buscas de aprendizagem.
 
 
Madrinha Viviane, teve sua passagem pela Tenda São Luis Aldeia do Caboclo Ventania em mesmo período de nosso padrinho, foi lá que começou a receber as primeiras vibrações e irradiações dos nossos queridos Orixás. Através das mãos do Caboclo do Fogo em meados de 1985 com pouca idade lá pelos seus 12 anos, madrinha dá a primeira passividade a linha de nossa mãe Iemanjá. Porém nosso padrinho e a família preferem não opinar sobre a decisão a tomar e deixa que por conta dela, que coisa aconteça naturalmente.
 
 
Madrinha então frequenta a casa de Pai Botafogo, participa de suas giras e logicamente é preparada espiritualmente por nosso Avô Caboclo do Fogo sem que se percebesse.
 
 
Em 1983 com a passagem de nosso grande avô e mentor espiritual Sr. Benedito aparelho do Caboclo Botafogo - madrinha segue sua vida espiritual acompanhada pelo irmão, nosso Padrinho Junior e faz também sua entrada na nova casa.
 
Em 1987  ela ingressa no corpo mediúnico da Tenda de Umbanda do Caboclo Irajé carregando a letra de bojaguaçu (T), ajuda em todos os sentidos a casa de seu Irajé, cambonando por anos os guias de nosso padrinho, auxiliando passes, descarregos, etc.
 
* Em meados de 1988 é batizada na Umbanda pelos preceitos já daquela nova casa, logo e colocada na fila de abare-mirim (SCT) e então começa a cuidar mais de suas entidades, e a se preparar dentro daquela formação hierárquica, aos comandos de Pai Irajé .
 
No ano de 1994 Madrinha Viviane desliga-se da Tupã Óca do Caboclo Irajé, pois é necessária sua saída, pois terá muito trabalho dali pra frente, estará seguindo os passos de seu irmão, e ajudá-lo na mais nova empreitada, a construção de uma nova casa de caridade. A sua própria casa.

Ao inaugurar A Tupã Oca do Caboclo das Sete Pedreiras em Agosto de 1994 madrinha Viviane passa a ser peça fundamental e braço direito de nosso padrinho, participando de toda a construção de nossa casa, tanto material quanto espiritual.

Em 1995 Madrinha Elvira conversa com nosso padrinho Junior em sua residência em Taubaté, e sugere a ele que faça a coroa de nossa madrinha Viviane, pois vê a necessidade da casa ter uma escora, uma pessoa que ajude nos trabalhos espirituais. E que esteja preparada espiritualmente, e ele segue certamente as ordens de nossa avó de santo e começa então a preparar a 1º barca de coroa de nossa casa.

Dia 12/06/1996 - Madrinha Elvira desloca-se de Taubaté cidade onde morava e vem a São Paulo participar da camarinha e efetuar a coroação de nossa madrinha Viviane.

15/06/1996- Nossa madrinha Viviane é coroada, após passar por todos os preceitos e fundamentos de um filho de santo dentro da nossa hierarquia e da nossa lei e torna-se filha de Oxossi com Iemanjá, representada pela Cabocla Jupira Flecheira.

Foi a primeira barca da Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras
Nossa Madrinha é a primeira filha de Pai 7 Pedreiras
Teve a honra de ser raspada lavada e catulada pelas mãos
De madrinha Elvira e receber as bênçãos de Pai Irajé.

Junior De Xangô

"Jupira seu saiote é tão lindo
Seu capacete de penas ilumina Minha aldeia
Jupira do jurema, Jupira do jurema
Ela é Jupira filha de Tupinambá .
Ela sempre foi, e sempre será
rainha da minha aldeia aonde canta o sabiá."
 
Viviane esteve presente em todos os momentos, nas reuniões, nas decisões, na construção, no inicio difícil, nos momentos de alegria e nos momentos de tristezas.

Madrinha foi sempre o braço forte de nosso padrinho Junior, lutou e luta até hoje como uma verdadeira guerreira pelas causas justas de nosso barracão.

"Vivi, Deus não me deu muitas coisas mas me deu você, você é meu presente.
Vindo dos anjos, não seria nada se não tivesse você do meu lado, cambonando Pai 7 Pedreiras.
Por tantos anos, arrumando a nossa casa, cuidando dos nossos filhos, do meu lado desde o inicio, desde o primeiro momento, fazendo a Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras ser o que ela é hoje, tem muito de você em tudo lá, fizemos o que fizemos e vencemos, Porque usamos o ingrediente principal, o amor!
Obrigado! muito obrigado por tudo!
E obrigado pelo Lucas.
Que faz da minha vida um pouco mais feliz!!!!

Seu irmão, Júnior."
 
VOLTAR

Alfredo Scheibel Júnior 
CCT - Presidente Espiritual

Madrinha Viviane De Oxossi 
CCT - Vice Presidente Espiritual

Sra. Elvira Moura CCT da Tupã Oca do Caboclo Irajé

(In Memorian)

bottom of page