top of page

Oxum

 

Deusa do amor, protetora das crianças, rainha das águas doces, e das cachoeiras, onde usa suas energias para limpeza de nossos corpos energeticamente. sincretizada com Nossa Senhora da Aparecida e nossa Senhora da Conceição.
É a mãe dos sentimentos, sua força está no equilíbrio dos nossos sentimentos, além de ser a deusa do ouro (material e espiritual).
Dia: Sábado
Reino: Cachoeiras, Rios, Lagos.
Bebida: Champanhe branca, Sumo de suas ervas.
Comidas: Omulucum, Batata doce, Arroz papa, Melão,banana ouro, banana prata.
Lenda: ... a fertilidade como recompensa

Diz a lenda que quando os Orixás chegaram à terra, organizaram reuniões onde mulheres não eram admitidas. Osun ficou aborrecida por ter sido posta de lado, por não poder participar de todas as decisões. Para se vingar, tornou as mulheres estéries e impediu que as atividades desenvolvidas pelos deuses chegassem a resultados favoráveis. 
Desesperados, os Orixás dirigiram-se a Olodumaré e explicaram-lhe que as coisas íam mal sobre a terra, apesar das decisões que tomavam em suas assembléias. Olodumaré explicou-lhes então que, sem a presença de Osun e seu poder sobre a fecundidade, nenhum de seus empreendimentos poderia dar certo. De volta à terra, os Orixás convidaram Osun para participar de seus trabalhos, o que ela acabou aceitando, depois de muito lhe rogarem. Em seguida, as mulheres tornaram-se fecundas e todos os projetos obtiveram felizes resultados.

 

VOLTAR:.

bottom of page