top of page

Ogum

 

Senhor do ferro e da guerra, considerado por todos o Guerreiro da Umbanda, sicretizado com SÃO JORGE.
Ele é o Senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, defende os fracos e os que estão em demanda.
Ogum também é considerado o Senhor dos caminhos. Ele protege as pessoas em locais perigosos, dominando a rua com o auxílio de Exu.
Sua energia vem dos caminhos (todos), portanto onde há caminho encontramos Ogum.

A linha de ogum se divide em 21 falanges: 
 

Ogum Beira Mar

Ogum Iara

Ogum de Lei

Ogum Matinata

Ogum Marinho

Ogum de Ronda

Ogum Sete Ondas

Ogum Xoroquê

Ogum das Cachoeiras

Ogum da Lua

Ogum das Pedreiras

Ogum de Menino

Ogum Humaitá

Ogum Rompe Mato

Ogum Megê

Ogum Naruê

Ogum Sete Espadas

Ogum

 

  • Comida: Inhame cozido ou assado, feijão preto, fava rajada (vermelha), miúdos de boi, miúdos de porco.

  • Bebida: Cerveja branca, sumo de espada de São Jorge (só para entrega).

  • Reinos: Estrada todas (principal), mar, rio, cachoeira, ao redor do cemitério, astros, pedreiras, matas, portas de casa de caridade.

  • Dia: Terça feira.

  • Lenda: ... divididos

Conta a lenda que Oyá era companheira de Ogún antes de se tornar a mulher de Sàngó. Ela ajudava Ogún, Rei dos Ferreiros, no seu trabalho. Carregava docilmente seus instrumentos da casa à oficina. E aí ela manejava o fole para ativar o fogo da forja. Um dia Ogún ofereceu a Oyá uma vara de ferro, semelhante a uma de sua propriedade, que tinha o dom de dividir em sete partes os homens e em nove as mulheres, que por ela fossem tocadas no decorrer de uma briga. Sàngó gostava de vir sentar-se a forja apreciar Ogún bater e modelar o ferro e, freqüentemente, lançava olhares a Oyá. Esta, por seu lado, também o olhava furtivamente. Segundo um contador de histórias, Sàngo era muito elegante. Seus cabelos eram trançados como os de uma mulher. Sua imponência e seu poder impressionaram Oya. Aconteceu então, o que era de se esperar: ela fugiu com ele. Ògún lançou-se à sua perseguição. Ao encontrar os fugitivos, bradou sua vara mágica e Oya fez o mesmo, eles se tocaram ao mesmo tempo. E assim Ògún foi dividido em sete partes e Oya em nove. Ele recebeu o nome de Ògún-Mége-Iré e ela Ìyá Mésàn.

 

VOLTAR:.

bottom of page