top of page

Hierarquia

 

Assim como em nossos preceitos, na Hierarquia de nossa casa há cargos do trazidos dos ensinamentos do caboclo Irajé que segue a linha de Arranca Toco, assim como elementos da Aldeia do Caboclo do fogo que trazem os graus de MP/PP e Babá formando assim os sete graus da cadeia hierarquica de nossa casa.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • C.C.T. - Comandante Chefe de Terreiro

É o Dirigente Espiritual da Casa, chamado de Morubixaba ou Babalaô, é quem tem sob a sua responsabilidade

- A disciplina

- A moral

- O aprimoramento de seu terreiro.

 

  • Babá

São os médiuns já preparados espiritualmente para a abertura de suas próprias casas, com mais de sete anos de Coroa que conhecem todo o andamento/funcionamento do terreiro, desde a administração da própria casa como os trabalhos/ preceitos. Tem as mesmas responsábilidades do Babalaô.

 

  • Mães e Pais Pequenos - MP/PP

Sendo estes Paes e Mães Pequenos, como o próprio nome já esclarece (Pai e Mãe), eles além de terem as mesmas responsabilidades de um Babalorixá, Tem também sob suas costas

- O cuidado com os médiuns do terreiro (orientação e desenvolvimento)

- A firmeza do terreiro

- A direção dos trabalhos especiais (giras de desenvolvimento, deitadas, entregas de obrigações do terreiro)

- Essencial serem eles os terminais de fofocas (nos casos de pequenos problemas surgidos no terreiro, tem por obrigação envolver-se buscando a resolução do mesmo).
 

  • Abaréguaçu - S.C.C.T (Sub Comandante Chefe de Terreiro)

São aqueles que já tendo passado por diversos graus, possuem as mesmas responsabilidades do C.C.T. Corpo de médiuns coroados, suas obrigações também se fazem grandes, são elas:

- Organização de visitas dos médiuns com problemas de doenças ou afastamento sem justificativa óbvia (as vezes um problema espiritual pode afastar um irmão que não sabe pelo que esta passando. Lembremo-nos sempre que são nos momentos difíceis que necessitamos do auxílio de nossos irmãos);

- Presença indispensável nas giras de desenvolvimento.

 

  • Abaré - C.T. (Chefe de Terreiro)

São aqueles que irão receber sua primeira consagração de terreiro, assumindo um compromisso de fé com o C.C.T., alguns no caso estão aptos a dar consulta e ajudar o corpo mediúnico nas horas de descarregos e trabalhos em geral.

- Estar presente principalmente nas giras de trabalho devido sua obrigação com as consultas.

- Estar presente nas giras de desenvolvimento;

- Tratar dos materiais para as consultas de seus Orixás bem como facilitar e ajudar nos materiais que foram passados para efetuar os trabalhos para seus consulentes.
 

  • Abaré-Mirim - S.C.T. (Sub Chefe de Terreiro)

São aqueles que já estão dando passes para que a incorporação de seus guias seja mais aperfeiçoada, e estão em preparo para as consultas.

- Sua primeira obrigação se faz em mirar-se nas responsabilidades depositadas nas mãos dos S.C.C.T e C.T (aprender sempre com os erros e acertos de seus superiores)

- Incentivar o estudo da Umbanda e sua mediunidade buscando sempre indagar ao C.C.T e S.C.C.T sua dúvidas e problemas surgidos em sua mediunidade;

- Cambonar com carinho e dedicação os médiuns de consultas (é ouvindo que aprendemos).

 

  • Boja-guaçu/Boja-Mirim - T (Terreiro)

São aqueles que, tendo mediunidade, ingressam na religião ou dentro de uma casa nas fileiras dos filhos espirituais do terreiro e já iniciam seu desenvolvimento espiritual e começam a aprender e estudar os procedimentos, e iniciam na ajuda do corpo mediúnico.

- Estes são iniciantes e como tal tem a missão mais bonita e louvável de todas as letras. Sua obrigação é amar e respeitar as leis de Umbanda para que sua mediunidade seja usada em futuro próximo como um canal límpido para seus Orixás.

Por seguirmos esta hierarquia, devemos respeitar sem distinção todos os graus da organização.

 

Para aqueles que acham que subir de letra é dar um passo à frente no terreiro, ou receber seus Orixás antes dos outros, ou ainda vangloriar-se diante de seus irmãos, sugerimos retornar a letra T e iniciar de novo sua caminhada, pois esse já entrou no caminho errado para encontrar sua felicidade e missão.

 

FUNÇÕES DE NOSSA CASA

 

As funções de nossa casa são independentes de nossa hierarquia, isso significa que um trabalhador de nossa casa independente da função a qual é encarregado ainda assim pode subir de cargo

 

  • Ogan / Curimba

São responsáveis pela parte harmônica da sessão, sendo peças fundamentais para a segurança dos trabalhos. São responsáveis pela chegada, subida e trabalhos dos Orixás e a firmeza do terreiro. Juntamente com os Ogans, esta o (a) Curimba, pessoa encarregada de entoar os cânticos corretos, com altura e cadência harmoniosa, desde a abertura dos trabalhos até o encerramento.

 

  • C.C. - Cambone / Cambone Chefe

Pessoa de confiança do C.C.T., destinada a cuidar dos Orixás do mesmo, estando presente na realização de seus trabalhos. Zela pelos materiais da tenda e orienta os demais cambones.

 

  • Fiscais

São aqueles que zelam pelo bom andamento do terreiro, pelos materiais e pelos Orixás, organizando consultas, descarregos e passes. Os fiscais poderão ser divididos entre fiscais de assistência e fiscais de terreiro.

 

  • Médiuns

São todos aqueles que iniciam os trabalhos em uma casa, independente de grau ou função.

 


Voltar

 

 

bottom of page